SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Contemporary clinical thinking: a historical vision of the changes in the analyst's workListening to regression in the analytic process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

HERRMANN, Fabio. Sobre a verdade como tensão entre invenção e descoberta (I//V//D). Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 65-77. ISSN 0486-641X.

Este texto é inédito e faz parte do conjunto de aulas do curso Da clínica extensa à alta teoria: meditações clínicas. Diz respeito às considerações sobre o regime de verdade próprio de uma ciência em formação que ainda precisa estabelecer níveis de abrangência de suas produções em teorias. No estágio inicial ela lida muito de perto com seu nascedouro em criação, isto é, com as formas possíveis que vai encontrando para explorar o objeto, que desafiadoramente surgiu como questão ou problema. A Psicanálise foi criada por Freud par e passo com a invenção que ia fazendo de um método de investigação interpretativa do sentido humano, descobrindo a psique. Entre a invenção do método interpretativo e a descoberta da psique, fundada na construção da noção de inconsciente, um espaço de tensão se forma, ocupado pela questão da verdade psíquica - um novo campo de saber, um ponto de vista em que as fronteiras da consciência expandem-se para lá da razão.

Keywords : psicanálise; método psicanalítico; ruptura de campo; Teoria dos Campos; Fabio Herrmann.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License