SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3O pensamento clínico contemporâneo: uma visão histórica das mudanças no trabalho do analistaA escuta da regressão no processo analítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

HERRMANN, Fabio. Sobre a verdade como tensão entre invenção e descoberta (I//V//D). Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 65-77. ISSN 0486-641X.

Este texto é inédito e faz parte do conjunto de aulas do curso Da clínica extensa à alta teoria: meditações clínicas. Diz respeito às considerações sobre o regime de verdade próprio de uma ciência em formação que ainda precisa estabelecer níveis de abrangência de suas produções em teorias. No estágio inicial ela lida muito de perto com seu nascedouro em criação, isto é, com as formas possíveis que vai encontrando para explorar o objeto, que desafiadoramente surgiu como questão ou problema. A Psicanálise foi criada por Freud par e passo com a invenção que ia fazendo de um método de investigação interpretativa do sentido humano, descobrindo a psique. Entre a invenção do método interpretativo e a descoberta da psique, fundada na construção da noção de inconsciente, um espaço de tensão se forma, ocupado pela questão da verdade psíquica - um novo campo de saber, um ponto de vista em que as fronteiras da consciência expandem-se para lá da razão.

Palavras-chave : psicanálise; método psicanalítico; ruptura de campo; Teoria dos Campos; Fabio Herrmann.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License