SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Sobre a verdade como tensão entre invenção e descoberta (I//V//D)Exumar um traço e fazer ouvir uma voz exige várias gerações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SAPISOCHIN, Gabriel. A escuta da regressão no processo analítico.Traduzido porClaudia Berliner. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 90-105. ISSN 0486-641X.

Partindo da suposição de que a noção de regressão libidinal pertence a um modelo de psiquismo estático, encerrado no vínculo com o outro e organizado de forma invariante, o autor considera que a apresentação do arcaico na sessão analítica pressupõe um modelo de psiquismo como uma Organização Funcional, com diferentes níveis de funcionamento e de representação simbólica. Propõe-se a ideia de um psiquismo arcaico, conceitualizado como inconsciente não reprimido e resultante das atribuições projetivo-traumáticas do inconsciente parental, que busca expressão e representação através da colocação em ato nos diferentes contextos em que se processa a realidade psíquica. O autor considera que a ideia de um psiquismo, que se manifesta por meio do que é repetido a partir da colocação em ato dramático, é a consequência de um psiquismo aberto à geração de significado emocional no encontro com o outro do espaço intersubjetivo, o qual deixou de ser um objeto contingente. Considera-se que a noção freudiana de Agieren pressupõe uma mudança implícita na teoria da escuta psicanalítica, dado que a transferência deixa de ser apenas o deslocamento da representação intrapsí-quica para constituir-se em fenômeno intersubjetivo indissoluvelmente ligado à contratransferência. Postula-se finalmente que a utilização instrumental da apresentação do arcaico no processo analítico implica que o enquadre, ao conter a representação cênica de certa configuração intrapsíquica arcaica do analisando registrada como gestos-psíquicos-não-pensados-verbalmente, cria as condições para uma nova forma de representação compatível com a lógica verbal do Eu, distanciada da repetição em ato e suscetível de ser ressignificada infinitamente.

Palavras-chave : Agieren; arcaico; gestos-psíquicos-não-pensados-verbalmente; inconsciente não reprimido; organização funcional; regressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License