SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Dor e sofrimento psíquico: uma reflexão sobre as relações e repercussões corpo e mente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

THONES, Ana Paula Bellochio  e  ROSA JR, Norton Cezar Dal Follo da. A travessia da criação do personagem: aproximações possíveis entre teatro e psicanálise1. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 200-212. ISSN 0486-641X.

O presente artigo pretende traçar uma relação entre a criação artística do ator e a criação realizada pelo paciente em análise, entrelaçando conhecimentos da psicanálise e do teatro. Ao se empreender, para tanto, uma revisão da criação artística dentro da teoria psicanalítica, descobre-se que a sublimação - à qual é atribuída a criação artística - pode ocorrer em diferentes momentos. A partir do momento da criação, é trazida a teoria de Stanislavski, segundo a qual o personagem conta com experiências e desejos do próprio ator para ganhar vida. Com isso, pensa-se sobre a criação do paciente em análise: também ele pode criar um "personagem" para representá-lo.

Palavras-chave : criação artística; sublimação; personagem; clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License