SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Otherness, dialogism, heterogeneity: the other is not always the sameMoney as the core concept of the psychoanalytic setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

SALZTRAGER, Ricardo  and  HERZOG, Regina. Os discursos não metaforizados: sobre a produção de enigmas na clínica psicanalítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 101-111. ISSN 0486-641X.

O ponto de partida da discussão é a constatação clínica de um paralelismo discursivo entre duas modalidades de enunciados que, apesar de coexistirem lado a lado, jamais se deixam tocar e estabelecer relações conflitantes. Trata-se, de um lado, de uma fala romanceada, permeada de devaneios e historicizada, e de outro, de uma série de dizeres extremamente claros e isentos de entrelinhas e equívocos. A partir desta constatação clínica, oferecemos um confronto entre duas das possíveis respostas que o sujeito fornece à alteridade necessária a sua constituição. A primeira destas respostas implicaria o trabalho de metaforização do discurso do outro; já a segunda remete à possibilidade de o sujeito não metaforizar os enunciados em questão. Deste modo, serão investigadas as principais consequências, na dinâmica psíquica do sujeito, quando o mecanismo de metaforização do discurso do outro não encontra seu devido espaço. Investiga-se, também, a questão da direção do tratamento face à singularidade desses processos.

Keywords : paralelismo discursivo; introjeção; incorporação; desmetaforização; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License