SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4O dinheiro como conceito central do setting psicanalíticoA arte de ser criança: o brincar infantil e o fazer artístico à luz da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PEREIRA DA SILVA, Maria Cecília; MENDES DE ALMEIDA, Mariângela  e  GARCIA DE BARROS, Izelinda. O investimento subjetivante do analista na clínica dos transtornos autísticos: cenas ­lmadas de uma intervenção conjunta pais-criança. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 126-136. ISSN 0486-641X.

Este artigo apresenta sessões conjuntas com os pais e sua filha de três anos, com transtorno global do desenvolvimento (posteriormente definido como Síndrome de Rett), incluindo traços autísticos. A criança, apática e hipotônica, com movimentos estereotipados das mãos, respondia pouco às solicitações dos adultos. Nas intervenções, procurou-se estabelecer redes de sentido que pudessem significar seu estado isolado e que resgatassem as funções parentais. Destaca-se o investimento subjetivante do analista no trabalho com crianças com transtornos autísticos. O trabalho se desenvolve a partir do setting de intervenção nas relações iniciais pais-bebê, dos conceitos de estados autísticos, de reclamação, de subjetivação e de construção da parentalidade.

Palavras-chave : transtorno global do desenvolvimento; transtornos autísticos; relação pais-bebê; parentalidade; investimento subjetivante.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License