SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4O investimento subjetivante do analista na clínica dos transtornos autísticos: cenas ­lmadas de uma intervenção conjunta pais-criançaVisão interior, demônios e bons objetos: o analista diante de si mesmo na decisão de analisar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

OLIVEIRA, Humberto Moacir de  e  FUX, Jacques. El arte de ser un niño: los juegos infantiles y la creación artística a la luz del psicoanálisis. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 137-148. ISSN 0486-641X.

A natureza da atividade artística, embora declarada por Freud inacessível à psicanálise, foi por muitas vezes tema de diversificados textos psicanalíticos. O presente artigo procura refletir sobre os avanços teóricos que a psicanálise promoveu a respeito do brincar, para então verificar quais consequências esses avanços trouxeram para a teoria sobre a função psíquica da arte. Para melhor expor a relação existente entre brincar e fazer arte, partimos das principais considerações sobre o assunto anteriores a 1920 e analisamos as mudanças, desde as últimas elaborações freudianas até alguns comentários de Lacan.

Palavras-chave : juegos; arte; fantasía; repetición; psicoanálisis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License