SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Como conversar sobre nossos pacientes? Formulações: a comunicação escrita de nossas experiências psicanalíticasDesenvolvimento emocional precoce e estados mentais primitivos: um breve panorama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MANZI FILHO, Ronaldo. Uma breve arqueologia do conceito de gozo na clínica lacaniana. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 173-184. ISSN 0486-641X.

O conceito de gozo na clínica de Lacan é um conceito complexo que envolve a assimilação de várias teorias, sejam elas dos utilitaristas, dos sociólogos ou dos juristas. É um conceito que partilha também de uma dimensão ética, política e estética. Entretanto, ao incorporar um conceito de esferas tão distintas, certamente o psicanalista incorpora mais do que visava: há sempre um resquício dessas esferas para a compreensão do que seria o gozo. Este artigo busca mostrar um pequeno esboço ou um pequeno "capítulo" da história deste conceito, tal como sugere uma passagem do seu Seminário VII, em que o psicanalista analisa Antígona.

Palavras-chave : gozo; lei; transgressão; desejo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License