SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Método e loucura da teorização em psicanálise: a busca de figurabilidadeA teoria das transformações e os fenômenos não integrados: diluição e queda. Transformações não integradas: novas perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MARQUES, Thaís Helena Thomé. Sobre o senso de inexistência: uma área em Reserve. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.1, pp. 99-110. ISSN 0486-641X.

A partir da ideia de que, durante a experiência emocional, há um trânsito constante entre os sensos de existência, potência e inexistência, a autora desenvolve elaborações sobre o senso de inexistência. Assinala que, se a observação da experiência emocional leva em conta os referenciais desses sensos, isso propicia a colheita de e o trabalho com elementos provindos da sensorialidade, uma vez que a teoria organizada e definida a partir de relações de objeto que privilegiam emoções e suas significações não permite tais desenvolvimentos. Recorre à ideia de Reserve, um conceito retirado das artes visuais, para aproximar-se de áreas que não foram tocadas pela emoção, mas que se constituem como interface com diferentes dimensões mentais que são acessíveis na experiência clínica. Essas elaborações provêm da conjetura de que as áreas inacessíveis e sem representação no psiquismo se propõem como interface com áreas mais desenvolvidas. Nesse sentido, a autora aponta que o senso de inexistência pode ser apreendido a partir de um fundo de existência, bem como a própria existência humana tem como fonte a inexistência.

Palavras-chave : área em Reserve; senso de inexistência; sensorialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License