SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Sobre o senso de inexistência: uma área em ReservePsicanálise e tragédia grega: estéticas do conflito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

KORBIVCHER, Celia Fix. A teoria das transformações e os fenômenos não integrados: diluição e queda. Transformações não integradas: novas perspectivas. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.1, pp. 111-125. ISSN 0486-641X.

A autora examina a relação entre o referencial de Bion e manifestações da mente primordial, dedicando especial atenção para as manifestações de estados de não integração. Utiliza esse conceito segundo as ideias de Winnicott, Bick, Tustin, Meltzer. Define os estados de não integração como manifestações de terror ocasionadas pela ameaça de queda num espaço sem fim, num buraco negro, de ameaça de diluição - em última análise: ameaça de perda da própria existência. Discrimina os fenômenos não integrados dos fenômenos autísticos, já estudados por ela. Enfoca a relação desses fenômenos com as manifestações da mente primordial, descritas por Bion em seus últimos escritos (Bion os denominou de "estados inacessíveis da mente"), e menciona, em particular, as manifestações de terror subtalâmico. Utiliza a teoria de Transformações (Bion, 1965/1983) como uma teoria de observação dos fenômenos mentais na sessão analítica, com o intuito de obter instrumentos para situar os fenômenos não integrados numa teoria consagrada sobre o funcionamento da mente. Indaga quanto à possibilidade de os fenômenos não integrados fazerem parte dessa teoria e sugere, como hipótese, que além das transformações propostas por Bion e das transformações autísticas, os fenômenos não integrados venham a constituir outro grupo de transformações: transformações não integradas. Apresenta material clínico com o intuito de ilustrar as ideias expostas. Discute as implicações e paradoxos que a proposta acarreta.

Palavras-chave : desmentalização; desmantelamento; desamparo; terror; terror sem nome.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License