SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Psicanálise e tragédia grega: estéticas do conflitoMira Schendel e psicanálise: sussurrar do invisível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MINERBO, Marion  e  BETBEDE, Abigail. Contratransferência e transferência em seminário clínico. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.1, pp. 137-146. ISSN 0486-641X.

Este trabalho ilustra, por meio de um caso apresentado em seminário clínico, como o analista disponibiliza sua matéria psíquica viva para dar forma e vida ao objeto primário que um paciente melancólico convocou na/pela transferência. Dessa perspectiva, contratransferência não é apenas a reação emocional do analista, mas principalmente a posição identificatória a partir da qual "alguém" nele se dirige a um aspecto da criança-no-paciente. Sendo inconsciente, esta posição será captada pela escuta analítica nas brechas do relato do caso. Uma exclamação espontânea da analista, altamente carregada do ponto-de-vista emocional, foi o ponto de partida para entrarmos em contato com seu sofrimento narcísico e ambivalência com relação ao paciente. Com a ajuda de uma articulação teórico-clínica em torno da noção da "mãe morta", pudemos reconstruir as vicissitudes não simbolizadas da relação da criança-no-paciente com seu objeto primário. Esse percurso nos levou, por fim, a propor um caminho possível para esta análise.

Palavras-chave : transferência e contratransferência; seminário clínico; articulação teórico-clínica; melancolia; mãe morta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License