SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Na fronteira da "loucura": criatividade e o medo da insanidadeAdoção inter-racial na clínica psicanalítica: a construção de um sentimento de identidade própria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

A. GOULART, Adalberto. Considerações a partir de uma análise de um pianista de oitenta anos. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.2, pp. 155-165. ISSN 0486-641X.

O autor apresenta uma vinheta clínica sobre a análise de um pianista de oitenta anos de idade e sua tentativa de fugir da vida para evitar o encontro com a morte. Apoiado pelas hipóteses de Ferrari, questiona o alcance da psicanálise em relação a pacientes em idade avançada e pacientes terminais. Propõe que o analista precisa ter uma atitude de respeito diante do inconsciente, mas também de humildade diante da natureza e do tempo. Assim, ainda que em situações extremas, quando espaço e tempo se condensam, a psicanálise poderia ser útil no sentido de ajudar esses pacientes a sonharem o que ainda não foi sonhado, e a viverem o que ainda não foi vivido.

Palavras-chave : tempo; envelhecimento; morte; relações corpo-mente; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License