SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2Consideraciones sobre el análisis de un pianista de 80 añosFairbairn y las personalidades múltiples índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

KHAFIF LEVINZON, Gina. Adoção inter-racial na clínica psicanalítica: a construção de um sentimento de identidade própria. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.2, pp. 166-175. ISSN 0486-641X.

Este trabalho aborda o tema da adoção inter-racial e seu manejo na clínica psicanalítica. Vários fatores contribuem para o sucesso deste tipo de adoção, como as expectativas e fantasias dos pais adotivos e sua capacidade para lidar com as diferenças raciais. Do ponto de vista da criança, há a tarefa de construir uma autoimagem positiva e um sentimento de identidade sólido, que superem as diferenças físicas existentes entre ela e seus pais. É apresentado um caso clínico no qual a questão racial não tinha sido bem elaborada, resultando em um sentimento imenso de inadequação na criança. Como forma de sobrevivência, esta havia criado uma espécie de "falso self branco". No trabalho analítico, foi possível construir, por meio da transferência, uma relação com uma "mãe biológica sonhada" e/ou com uma "mãe adotiva simbólica", com quem a criança tinha afinidade racial e podia celebrar suas peculiaridades.

Palabras clave : adoção; adoção inter-racial; clínica psicanalítica; psicoterapia de crianças; falso self.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License