SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Um homem desapareceuO afeto no pensamento clínico de André Green índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LIBERMANN, Zelig. Meu encontro com Freud e Green: das pulsões aos estados limítrofes. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.3, pp. 69-78. ISSN 0486-641X.

Na introdução de seu livro Sobre a loucura privada, André Green afirma que escreve, entre outros motivos, pelo desejo de organizar a experiência e como expressão de sua busca da verdade na filiação a Freud. Um contato mais amplo com sua obra nos mostra que Green permaneceu fiel a esses objetivos durante toda sua trajetória. Muitos de seus textos, em que pese a ausência de relatos de caso, emanam o que ele denomina de pensamento clínico. Além disso, ele é o psicanalista contemporâneo que melhor articulou o pensamento de Freud com a psicanálise da atualidade (sempre com uma postura de tributo e de questionamento), evidenciando a presença das ideias freudianas na compreensão dos períodos iniciais da vida psíquica e dos indivíduos fronteiriços considerados os pacientes típicos do nosso tempo. Frente à diversidade de temas que sua vasta obra nos apresenta, escolhi abordar neste trabalho algumas ideias de Green sobre o conceito freudiano de pulsão e sua aplicação clínica nos casos dos pacientes fronteiriços.

Palavras-chave : Freud; André Green; pulsão; estados limítrofes; pacientes fronteiriços.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License