SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Meu encontro com Freud e Green: das pulsões aos estados limítrofesRemotas paisagens. Joyce McDougall e os destinos do psicossoma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CUPA, Dominique; RIAZUELO, Hélène  e  BERLINER, Claudia. O afeto no pensamento clínico de André Green. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.3, pp. 79-88. ISSN 0486-641X.

André Green instala os fundamentos de seu pensamento sobre o afeto a partir de uma crítica nocional dos textos freudianos e pós-freudianos, mostrando, assim, sua preocupação em se inscrever numa história, sem deixar de insistir no aspecto estrutural da questão. Procura, também, propor uma alternativa ao modelo lacaniano, explorando os recursos consecutivos à exclusão, por Lacan, do afeto no seio de sua teoria. As autoras retomam os principais componentes do afeto segundo Green, em particular seu aspecto insconsciente, para em seguida mostrar que seu trabalho de pensamento clínico lhe permite precisar o funcionamento do afeto. Foram escolhidos três exemplos importantes no pensamento clínico de André Green: a alucinação negativa da mãe, a paixão e os estados de indiscriminação afeto/representação.

Palavras-chave : afeto; pensamento clínico; inconsciente; alucinação negativa; paixão; estados de indiscriminação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License