SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Remotas paisagens. Joyce McDougall e os destinos do psicossomaBetty Joseph em contexto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PERELBERG, Rosine Jozef  e  BERLINER, Claudia. A multiplicidade das configurações sexuais. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.3, pp. 103-110. ISSN 0486-641X.

Joyce McDougall afirma que a sexualidade humana é na sua origem traumática, traumatismo que está ligado ao reconhecimento da diferença entre os sexos. A configuração edipiana, seja na sua dimensão homossexual ou heterossexual, confronta o indivíduo com a impossibilidade de possuir os dois sexos, como também de possuir seus pais. Este artigo sugere que a distinção entre "pai assassinado" e "pai morto" é crucial na internalização da diferença sexual. A fantasia de "um pai espancado" e suas transformações emergem na análise de certos pacientes homens e expressam a apropriação do pai morto (pai simbólico). Quatro casos clínicos são descritos. A autora formula a hipótese de que alguns casos clínicos demonstram a incapacidade de elaborar a perda do pai simbólico e apresentam erotização desta perda.

Palavras-chave : pai morto; pai assassinado; pai espancado; cena primitiva; foraclusão; fantasias primárias; perversão; diferença sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License