SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Remotas paisagens. Joyce McDougall e os destinos do psicossomaBetty Joseph em contexto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PERELBERG, Rosine Jozef  e  BERLINER, Claudia. A multiplicidade das configurações sexuais. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.3, pp.103-110. ISSN 0486-641X.

Joyce McDougall afirma que a sexualidade humana é na sua origem traumática, traumatismo que está ligado ao reconhecimento da diferença entre os sexos. A configuração edipiana, seja na sua dimensão homossexual ou heterossexual, confronta o indivíduo com a impossibilidade de possuir os dois sexos, como também de possuir seus pais. Este artigo sugere que a distinção entre "pai assassinado" e "pai morto" é crucial na internalização da diferença sexual. A fantasia de "um pai espancado" e suas transformações emergem na análise de certos pacientes homens e expressam a apropriação do pai morto (pai simbólico). Quatro casos clínicos são descritos. A autora formula a hipótese de que alguns casos clínicos demonstram a incapacidade de elaborar a perda do pai simbólico e apresentam erotização desta perda.

Palavras-chave : pai morto; pai assassinado; pai espancado; cena primitiva; foraclusão; fantasias primárias; perversão; diferença sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons