SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3A multiplicidade das configurações sexuaisBetty Joseph: expandindo a técnica clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BARROS, Elizabeth Lima da Rocha  e  BARROS, Elias M. da Rocha. Betty Joseph em contexto. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.3, pp. 111-123. ISSN 0486-641X.

A contribuição de Betty Joseph é examinada à luz do conceito de intertextualidade (Octavio Paz) e dentro do contexto dos desenvolvimentos clínicos da cultura psicanalítica da Sociedade Britânica de Psicanálise. Os autores buscam relacionar dialeticamente as ideias dela com as contribuições de Klein, Balint, Rycroft, Bion, Rosenfeld, Segal e outros. Betty Joseph focava sua abordagem no que estava ocorrendo no aqui e agora da sessão, e procurava discernir os convites inconscientes que o paciente fazia ao analista (por meio de identificações projetivas) para atuar certos papéis ou sentir certos sentimentos, com vistas a manter seu equilíbrio psíquico inalterado e dessa forma impedir qualquer mudança psíquica de ocorrer. Estas projeções e a resposta do analista a elas podem ou não produzir uma mudança psíquica que desafia seu estado atual de equilíbrio psíquico, o que por sua vez nos permite observar como o passado é vivido no presente, reafirmando o caráter imediato da verdade psíquica. As primeiras contribuições publicadas de Betty Joseph datam do fim dos anos de 1950, mas pensamos que ela atinge o pico de sua singularidade na década de 1970.

Palavras-chave : intertextualidade; Klein; Balint; Rycroft; Bion; Rosenfeld; Segal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License