SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Betty Joseph: expandindo a técnica clínicaA analista observando-se a si mesma: sutilezas na contratransferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FULGENCIO, Leopoldo. A situação do narcismo primário para Winnicott. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.3, pp. 131-142. ISSN 0486-641X.

Neste artigo pretende-se mostrar que Winnicott redescreveu a noção de narcisismo primário, apoiando-se nas indicações de Freud mas acrescentando-lhes desenvolvimentos significativos. Para ele, as relações mais primitivas do bebê devem considerar a sua extrema imaturidade e a sua dependência do ambiente, de maneira tal que não haveria sentido supor uma unidade pertencente ao bebê, mas que tal unidade corresponderia, na verdade, ao conjunto bebê-ambiente. Nesse caminho, procura-se também, ao final, estabelecer um diálogo com Roussillon, opondo sua consideração de que no narcisismo primário a sombra do objeto primário recairia sobre o self à afirmação de que no início não há sombra possível do objeto sobre o self porque não há uma realidade não-self. Tais distinções têm como objetivo explicitar que tipo de situação transferencial, que tipo de objetivo analítico a ser alcançado está presente nos casos em que o paciente e seu analista precisam retomar a situação do narcisismo primário.

Palavras-chave : narcisismo primário; sombra do objeto; self; ambiente; adaptação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License