SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue3The situation of primary narcissism according to WinnicottAbout synergy between group members and the mediating object author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

LAMBRECHT, Marta Úrsula. A analista observando-se a si mesma: sutilezas na contratransferência. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.3, pp. 143-155. ISSN 0486-641X.

A partir da clínica, examinam-se aqui fenômenos contratransferenciais turbulentos e delicados, que afloram em um corte longitudinal de uma longa e profunda análise. Mostra-se, através da clínica, a sutil diferença entre a contraidentificação projetiva (Grinberg, 1956), contratransferência complementar e concordante (Racker, 1960/1982) e sua possível encenação no campo analítico pela via de um enactment agudo (Cassorla, 2012). Tais mecanismos - muitos deles erigidos na base da identificação projetiva massiva (patológica) - podem revestir-se de caráter perturbador para a dupla, em razão do impacto e consequências que são capazes de ocasionar. Depois de tratar dos movimentos comunicativos, demonstra a autora que, embora correndo o risco de propiciar rupturas do campo analítico, a análise dos fenômenos surgidos na sessão evidenciou tratar-se principalmente de um mecanismo projetivo realístico (sadio) - posto em cena pela via de um ato interpretativo -, que permitiu abrir espaço à rede simbólica de pensamentos. Revelam-se aspectos íntimos para tornar possível a objetiva-ção desse complexo fenômeno, e reflete-se sobre o papel do analista que, como obstrutor ou facilitador do processo, pode ser coadjuvante de avanços na psicanálise contemporânea.

Keywords : contratransferência; contraidentificação projetiva; ação interpretativa; enactment; identificação projetiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License