SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3A analista observando-se a si mesma: sutilezas na contratransferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

VACHERET, Claudine; GIMENEZ, Guy  e  ABUD, Cristiane Curi. Como pensar a sinergia entre o grupo e o objeto mediador?. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.3, pp. 156-169. ISSN 0486-641X.

Os autores descrevem o método da fotolinguagem na clínica grupal, técnica desenvolvida por psicanalistas da cidade Lyon, e analisam a indicação clínica de dispositivos grupais que utilizam objeto mediador para pacientes cujo comprometimento mental impõe limites e, portanto, requer flexibilidade de três constantes na prática psicanalítica: a associação livre, a transferência e a interpretação. Em seguida distinguem esse dispositivo grupal que utiliza objeto mediador daqueles que não o utilizam, bem como o diferenciam dos dispositivos individuais que utilizam o objeto mediador. Finalmente, abordam a questão da sinergia entre o grupo e o objeto mediador para tentar destacar alguns processos psíquicos inconscientes e verificar suas especificidades, ilustrando-os com uma vinheta clínica de pacientes psicossomáticos.

Palavras-chave : grupo psicoterapêutico; objeto mediador; psicossomática; psicanálise; fotolinguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License