SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Literatura, poesia e psicanáliseO Amor como elemento estruturante da continência na situação edípica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ADAMO, Vera Lúcia Colussi Lamanno. Considerações sobre o trabalho do negativo a partir de uma experiência clínica. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.4, pp. 47-58. ISSN 0486-641X.

A partir de uma experiência analítica, e apoiada no conceito de trabalho do negativo elaborado por Green (1993/2010), discute a autora uma dinâmica em que o negativo ocupa um lugar predominante de recusa à escolha e contradições. Uma dinâmica em que o sim e o não, presença e ausência apresentam-se em estado de quase total incomunicabilidade, propiciando um campo mental marcado por uma rejeição a tudo e, ao mesmo tempo, uma apropriação de tudo, na anulação. Uma estrutura que elimina, através de graus extremos de cisão, expulsão-fechamento, supressão e apagamento, qualquer noção de uma existência com parcerias (copulação, fertilização, gestação). Discute-se também que essa configuração mental expõe o analista a uma contínua dinâmica de destruição/sobrevivência de suas capacidades mentais. Sobrevivência que se relaciona com a capacidade do analista de não retaliar nem sucumbir ao pacto de eliminação de uma relação mental criativa. E trabalho analítico que se alcança por meio da manutenção do trabalho de ligação dos afetos, imagens e palavras, conforme são vivenciados e expressos na transferência e na contratransferência.

Palavras-chave : trabalho do negativo; presença; ausência; processos de simbolização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License