SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Considerações sobre o trabalho do negativo a partir de uma experiência clínicaUma paixão entre duas mentes: a função narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BRITO, Giséle de Mattos. O Amor como elemento estruturante da continência na situação edípica. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.4, pp. 59-68. ISSN 0486-641X.

A autora, por meio de instigante material clínico, busca refletir sobre o papel do amor como estruturante da continência na situação edípica. Como esse amor permeia a triangulação edípica já nos primórdios da relação da mãe com seu bebê? Como isso se apresentaria na sala de análise? Parte ela da teoria de rêverie (Bion), na qual chama a atenção ao amor da mãe pelo pai como um elemento que é transmitido ao bebê; amplia esse vértice, utilizando-se da teoria de Ogden; chama a atenção para o fato de que, nessa primitiva fase de desenvolvimento do complexo de Édipo, tanto na menina como no menino, a relação triádica ocorre entre o bebê e a mãe; "O pai é um objeto libidinal descoberto dentro da mãe". Ao aproximar essas teorias, a autora demonstra como a analista entra como o "outro" na relação para ser encontrada.

Palavras-chave : amor; continência; situação edípica; triangulação edípica; complexo de Édipo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License