SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4O Amor como elemento estruturante da continência na situação edípicaRealidade sensorial e realidade psíquica: trânsito e turbulência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SILVA, Maria Cecília Pereira da. Uma paixão entre duas mentes: a função narrativa. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.4, pp. 69-79. ISSN 0486-641X.

Este artigo descreve uma função psíquica do analista que foi se definindo a partir da experiência clínica com crianças. Trata-se de uma qualidade psíquica derivada da função α, que envolve a capacidade de rêverie, como uma paixão entre duas mentes: a função narrativa do analista. Apresenta-se uma situação clínica em que essa função foi se constituindo no campo analítico, diante da dificuldade do paciente em simbolizar. Descreve-se como a função narrativa busca uma conexão com o isolamento em que vive uma criança com transtorno do espectro autista, na qual a possibilidade de representação ainda não se estabelecera. Oferecem-se significados para o brincar repetitivo e estereotipado, tecendo-se a subjetividade e apresentando-se gradativamente a noção de alteridade. Procura-se mostrar como a função narrativa do analista na construção das temáticas das sessões permitiu a constituição do tecido psíquico, em que as emoções puderam ser compartilhadas em um encontro entre duas mentes.

Palavras-chave : função; narração; paixão; representação; autismo; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License