SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Algumas considerações sobre o papel da Verleugnung na situação clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

STITZMAN, Leandro  e  BERLINER, Claudia. Relações sem objetos relacionados: notas sobre técnica analítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.4, pp. 187-206. ISSN 0486-641X.

O trabalho traz uma série de questões relacionadas com a importância da formalização de uma linguagem que possibilite o desenvolvimento da intuição, sem saturar de ideias preconcebidas e de preconceitos os fatos que se quer destacar mediante a formulação de uma interpretação psicanalítica. Nesse sentido, apresenta-se uma atualização de conceitos que permita a transformação de um enunciado teórico em um enunciado instrumental que favoreça a observação das relações sem objetos relacionados na constituição de uma personalidade. Partindo da Teoria das Transformações, de Bion, o autor propõe um tipo de interpretação composta por um continente modelístico e um conteúdo abstrato, que chama a atenção para as relações sem objetos relacionados subjacentes. Propõe e estuda uma técnica em que a interpretação deixa de ser um conteúdo para ser um continente insaturado. Para tanto, oferece uma ilustração clínica da técnica desenvolvida. O trabalho procura investigar as perguntas: o que um psicanalista faz? O que é interpretar? Qual é a linguagem adequada para a interpretação?

Palavras-chave : técnica; interpretação; observação; teoria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License