SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1La transmisión institucionalizada del psicoanálisis en los comienzos del siglo XXI: ensayo a partir de la experienciaRealidad virtual y setting: ¿de espaldas para el futuro? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

NETTO, Oswaldo Ferreira Leite. Psicanalistas diante da questão homossexual: perplexidade?. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.1, pp. 81-92. ISSN 0486-641X.

A revolução freudiana permitiu a fundamentação de uma clínica emancipadora do ser humano e um instrumental para a compreensão da peculiar relação do ser humano com seu desejo. Descaminhos na instrumentalização das teorias psicanalíticas podem levá-las a sustentar posições comprometidas com normatização e prescrições comportamentais alheias às propostas freudianas para a novidade de um "pastor de almas profano". Psicanálise é essencial e profundamente diferente de medicina e religião no que diz respeito à valorização de determinados comportamentos. O autor preocupa-se com o legado freudiano e a sustentação dessas posições que nos colocam, nós psicanalistas, na contracorrente.

Palabras clave : medicina; psicanálise; pulsão; homossexualidades; erotismo; poder psiquiátrico; medicalização; teorização; despatologização; preconceito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License