SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Em busca da simbolização: sonhando objetos bizarros e traumas iniciaisA mulher-calopsita: sobre agir e simbolizar em um processo analítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BARONE, Leda Maria Codeço. Uma crítica ao conceito de inconsciente a partir da Teoria dos Campos: implicações para a clínica psicanalítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.1, pp. 154-160. ISSN 0486-641X.

Este trabalho retoma a crítica ao conceito de inconsciente proposta pela Teoria dos Campos, de Fabio Herrmann. Para Herrmann, o inconsciente - destituído do estatuto ontológico, substan-cialista e unitário - é uma lógica produtiva das representações. Ele não existe, mas na medida em que o método interpretativo (a ruptura de campo) o faz surgir. Outra ideia apontada por esta crítica ao inconsciente é que o efeito desta ordem lógica que se manifesta no sintoma, nos atos falhos e nos sonhos está presente também nos rendimentos normais. Fragmentos da análise de uma criança serão utilizados para ilustrar implicações do conceito na clínica.

Palavras-chave : inconsciente; lógica produtiva; ruptura de campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License