SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1A mulher-calopsita: sobre agir e simbolizar em um processo analíticoMomentos de graça: presença e elaboração do "impassado" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

COLUCCI, Alfredo Menotti  e  WOILER, Ester. Estudo e investigação de traços arcaicos em desenhos: novos métodos. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.1, pp. 173-190. ISSN 0486-641X.

A reconstrução criativa dos desenhos de uma criança de sete anos permitiu observar que eles correspondiam à expressão de angústias primitivas relacionadas a fantasias arcaicas sobre a concepção, nidação e gestação. Foram três reconstruções: a primeira ocorreu por ocasião da análise, há vinte e nove anos; a segunda foi possível pela digitalização dos desenhos, ampliando a investigação e permitindo o acesso à mente primitiva; a terceira, feita com o reforço dos traços dos desenhos, permitiu alcançar novos níveis de expressão. A capacidade da mente de se inscrever em vários planos, tal qual um palimpsesto, graças à pulsão de vida, presente neste caso, é objeto desta investigação. Os autores sugerem uma leitura em dois níveis: o da realidade presente e o da verdade histórica. Estes vértices possibilitam à mente aproximar-se de sua "verdade", objeto da psicanálise - "verdade" que, por sua vez, permite a construção analítica da identidade do analisando.

Palavras-chave : desenhos infantis; preconcepção edípica; hipótese abdutiva; verdade histórica (historisch).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License