SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2A roupa nova da interpretaçãoIntervenções em Psicanálise - Século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

KUPERMANN, Daniel. A maldição egípcia e as modalidades de intervenção clínica em Freud, Ferenczi e Winnicott. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.2, pp. 47-58. ISSN 0486-641X.

Pretende-se, neste artigo, apresentar as modalidades de intervenção clínica experimentadas por Sigmund Freud, Sándor Ferenczi e Donald Woods Winnicott, de maneira a atender às demandas impostas pelos diferentes quadros de sofrimento psíquico. Por meio de um percurso histórico-crítico, buscou-se desconstruir a ideia, ainda bastante difundida no campo psicanalítico, de que a clínica é, privilegiadamente, um exercício interpretativo. A partir dos impasses vividos por Freud no caso conhecido como "Homem dos Lobos", assistiu-se, primeiro, ao advento da técnica ativa; depois, à inauguração, por Ferenczi, de um estilo clínico que enfatizou o princípio de relaxamento e a neocatarse, em diálogo direto com a problemática da elaboração psíquica (Dürcharbeitung) discriminada por Freud; por fim, ao desenvolvimento, realizado por Winnicott, dos aspectos clínicos e metapsicológicos da regressão à dependência e do brincar compartilhado.

Palavras-chave : clínica psicanalítica; elaboração; trauma psíquico; Sándor Ferenczi (1873-1933); brincar (Winnicott).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License