SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue2Psychoanalytic Interventions - 21st CenturyIntervention and perplexity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

CARON, Nara Amália. "Analistas praticando outra coisa"? Desafios das crianças e dos bebês à psicanálise. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.2, pp. 67-82. ISSN 0486-641X.

A autora destaca os desafios que o contato direto com crianças e bebês traz para a teoria e a técnica psicanalítica. Ressalta a importância do método de observação de bebês criado por Esther Bick para instrumentalizar melhor o analista para lidar com fenômenos transferenciais/contratransferenciais primitivos, para o quais o setting se torna mais importante do que a interpretação. A função do observador e as transformações que ele sofre no decorrer do processo - especificamente na forma de uma escuta refinada dos fenômenos psíquicos primitivos - resultam em um setting aprimorado pela experiência de observação que se adapta a diferentes settings externos. É apresentado material de aplicações do método em ultrassonografias obstétricas, centro obstétrico e UTI neonatal com o objetivo de ilustrar o enriquecimento pessoal do analista, assim como a importante função terapêutica dessas aplicações, muito bem-vindas nessas etapas primitivas do desenvolvimento humano.

Keywords : método Bick; aplicações do método Bick; setting; etapas primitivas do desenvolvimento; crianças e bebês.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License