SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2¿El arte salva? Almodóvar, Louise Bourgeois, Bispo do Rosário y ElaReflexión sobre la adhesión al tratamiento en pacientes recibidos a través de la Clínica de Tratamiento Psicoanalítico de la SBPdePA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

GHELLER, Julio Hirschhorn. A vida escorre por entre os dedos. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.2, pp. 127-138. ISSN 0486-641X.

O autor trata da questão da recusa da realidade, mecanismo de defesa característico de estruturas perversas da personalidade, diferenciando-a da repressão - própria das neuroses - e da rejeição - entendida como traço distintivo das psicoses. Apoiado em uma história clínica, assinala suas repercussões na área da identidade sexual em um paciente que reluta, ao longo de todo um percurso de vida, em aceitar-se a si mesmo, num severo boicote às suas possibilidades de desenvolvimento. Vislumbram-se algumas conexões da problemática da recusa com aspectos derivados do sentimento invejoso, o que contribui para as dificuldades de relacionamento, prejudica o progresso pessoal e compromete sensivelmente a capacidade de fruição.

Palabras clave : fetichismo; inveja; recalcamento; recusa; rejeição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License