SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Reflexión sobre la adhesión al tratamiento en pacientes recibidos a través de la Clínica de Tratamiento Psicoanalítico de la SBPdePAPermanencia del objeto edípico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

PESSANHA, Antonio Luiz Serpa; ROMERA, Maria Lúcia Castilho  y  FORONES, Marcelo Moraes. Sobre o humor na comunicação entre analista e analisando. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.2, pp. 149-158. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, os autores procuram investigar nuances do humor na experiência clínica psicanalítica. Descrevem algumas das situações vivenciadas pelo analista no seu cotidiano em que, não raro, frente a certos disparates engendrados pelo inconsciente, se depara com o "só rindo". Compartilham algumas experiências que contribuíram para a percepção do humor como uma ferramenta capaz de favorecer a liberdade mental do analista em seu ofício. Apoiados em modelos extraídos da música e da poesia, interligados a elementos da metapsicologia freudiana, buscam expressar aquilo que apreenderam como função e lugar do humor na constituição de uma parceria analítica. Neste sentido, viram favorecidos elos entre o vasto mundo teórico e as peculiaridades da história dos membros da dupla, contribuindo para a retomada da produção de conhecimento pessoal e progresso interior de cada um e, portanto, da psicanálise.

Palabras clave : psicanálise; humor; relação analítica; liberdade mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License