SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue2On humor in the communication between analyst and analysand author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

ROLLAND, Jean-Claude  and  BERLINER, Claudia. Permanência do objeto edipiano. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.2, pp. 161-179. ISSN 0486-641X.

Os homens penam para renunciar aos objetos a que os vincula sua sexualidade infantil. Parte desses objetos permanece conservada na memória inconsciente, dando força e vida às múltiplas manifestações da psicopatologia. Foi para essa inércia, para esse poder patogênico da libido, que Freud foi ficando cada vez mais sensível, à medida que sua pesquisa e sua teorização avançavam - a pulsão de morte podendo ser considerada sua versão mais radical. O tratamento analítico trabalha para restaurar as condições dessa renúncia, voltando a dar figura a esses objetos recalcados ou introjetados e submetendo-os ao processo da enunciação, que os liberta de sua carga erótica e os constrange à sublimação. Também retoma, amplificando seus efeitos, o procedimento próprio do sonho, que é a ferramenta do trabalho do luto. O texto tenta examinar em detalhes as operações específicas desse procedimento, em particular as diferentes desconexões (significante/significado, conteúdo ideativo/envoltório conceitual) e as transposições incessantes das moções de desejo entre linguagem de imagem e linguagem verbal.

Keywords : renúncia; sonho; tratamento analítico; objeto edipiano; relação de objeto; interpretação analógica; endereçamento; linguagem de imagem; linguagem verbal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License