SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número3Se Deus é uma ilusão, sou fruto de Sua criação: o psicanalista, sua religiosidade e a religiãoO trauma narcísico-identitário e sua transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

DURSKI, Ligia Maria  e  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Aniquilação e mutilação - diferentes “dilemas psíquicos” discutidos a partir do Homem dos Lobos e do Pequeno Hans. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.3, pp. 176-184. ISSN 0486-641X.

Este artigo realiza um paralelo entre o que nomeamos de “aniquilação” e “mutilação”, a partir de particularidades dos casos do Homem dos Lobos e do Pequeno Hans, relatados por Freud. Trata-se de um exercício didático, por assim dizer, para tornar mais clara a diferença específica entre algumas implicações referentes ao complexo de castração e a um “além do complexo de castração” - em outras palavras, entre dilemas psíquicos cuja tônica trata de uma “perda total” ou de uma “perda parcial”. O texto destaca que tal diferenciação não é sem importância, uma vez que deflagra um sério questionamento ético ao analista. O trabalho apresentado procura tornar evidente a relevância da sensibilidade e do posicionamento do analista diante dos diferentes momentos e dilemas psíquicos despontados pelo paciente na relação transferencial.

Palavras-chave : ética da psicanálise; tato; castração; Freud; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License