SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Annihilation and mutilation - different psychic dilemmas discussed from “Wolf Man” and “Little Hans” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

ROUSSILLON, René  and  BERLINER, Claudia. O trauma narcísico-identitário e sua transferência. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.3, pp. 187-205. ISSN 0486-641X.

Este trabalho explora a noção de um trauma primário relacionado com uma decepção narcísica primária produzida pela inadequação das respostas do ambiente, primeiro ante as expectativas e pré-concepções inatas do bebê. Esse trauma primário produz um sofrimento narcísico-identitário do tipo “agonia psíquica”, caracterizado por ser sem representação, sem saída e vivido como sendo sem fim. Para sobreviver, o sujeito tem de se retirar de si mesmo, se clivar de sua experiência. Em seguida, tem de desenvolver modalidades de defesa e de ligações não simbólicas para enfrentar o retorno dos traços das experiências de que se clivou, o “retorno do clivado”. Quando, durante um trabalho psica-nalítico, essas experiências retornam, geram formas de transferência paradoxal ou reações terapêuticas negativas, que impõem ao analista um paciente trabalho de reconstrução das relações primitivas com o ambiente primeiro.

Keywords : trauma primário; agonia psíquica; clivagem do eu; transferência paradoxal; reversão passivo/ativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License