SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Quando uma bomba cai, onde ela explode?A diferença entre os sexos na teorização psicanalítica: aporias e desconstruções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FIORINI, Leticia Glocer. Repensando o complexo de Édipo.Traduzido porSonia Scala Padalino. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.4, pp. 47-55. ISSN 0486-641X.

A autora propõe que a leitura do complexo de Édipo seja feita à luz das questões contemporâneas que influenciam a construção da subjetividade. Toma para isso dois pontos de partida: (1) as mudanças na posição feminina nas sociedades atuais, principalmente ocidentais; e (2) a maior visibilidade e aceitação das diferentes apresentações sexuais e de gênero que se afastam dos padrões tradicionais. Considera que estejam em jogo, entre outras, as seguintes questões: (a) as concepções sobre a diferença sexual; (b) o conceito de masculinidade e feminidade; (c) a prioridade fálica; (d) a inveja do pênis na menina; (e) a noção de desejo; (f) as funções paterna e materna. Analisa a importância de mergulhar em suas genealogias para pensar na posição feminina e nas novas configurações relacionais. Aborda o conceito de homossexualidade e sua equiparação com a perversão. Propõe analisar os pontos cegos e aporias do complexo de Édipo quando considerado como explicação última da construção da subjetividade sexuada, a partir da historicização desta narrativa. Ressalta a significação da noção de "castração" como incompletude. Aborda a necessidade de pensar num complexo de Édipo ampliado, o complexo de Édipo completo. Do mesmo modo, inclui a proposta de Deleuze de um Édipo transfamiliar, vacuolar, que supere o modelo da família nuclear. A proposta é considerar de modo triádico as variáveis que estão em jogo na construção de subjetividade, para mais além dos clássicos binarismos.

Palavras-chave : complexo de Édipo; diferença sexual; função paterna; desejo de filho; feminidade/ masculinidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License