SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue4Rethinking the Oedipus ComplexFrom adults to children: retrospective and psychoanalytic analysis of outpatient services of the population with gender dysphoria, gender identity disorder and transsexualism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

AYOUCH, Thamy. A diferença entre os sexos na teorização psicanalítica: aporias e desconstruçõesGender di­erence in psychoanalytical theory: aporiae and deconstructionsLa diferencia entre los sexos en la teorización psicoanalítica: aporías y deconstrucciones. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.4, pp. 58-70. ISSN 0486-641X.

A questão da diferença entre os sexos fundamenta-se, em muitas teorias psicanalíticas, sobre uma suposta evidência anatômica. Neste artigo, trata-se de saber se o corpo testemunha tão diretamente uma atribuição de sexo, masculino ou feminino, interrogando algumas concepções analíticas da sexuação e da sexualidade. De que articulação da visibilidade dos corpos procede a diferença dos sexos, que inscrição da ordem simbólica ela permite, e como ela é designada e estabelecida pela teoria? Trata-se de interrogar o trajeto do corporal ao sexuado e do sexuado ao sexual, para examinar se a anatomia é verdadeiramente um destino. Após apontar o enquadre político, social e histórico no qual se inscreve esta questão da diferença dos sexos, pretendemos considerar as múltiplas camadas da sua abordagem pela teoria freudiana, e a proximidade, nesta categoria, entre a psicanálise e os estudos de gênero.

Keywords : psicanálise; diferença entre os sexos; corpo; gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License