SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4A diferença entre os sexos na teorização psicanalítica: aporias e desconstruçõesA problemática da sexualidade infantil, segundo D. W. Winnicott: desfazendo mal-entendidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FOIGEL, Maya Espínola; GAGLIOTTI, Daniel Augusto Mori  e  SAADEH, Alexandre. De adultos a crianças: análise retrospectiva e psicanalítica de serviço ambulatorial de população com disforia de gênero-transtorno de identidade de gênero-transexualismo. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.4, pp. 73-80. ISSN 0486-641X.

No Brasil, foi após 1997, com a publicação da padronização do Conselho Federal de Medicina, que o acompanhamento e o tratamento da população transexual se tornaram mais intensivos. O Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual - Amtigos, do Nufor-IPq-HCFMUSP foi criado em 2010; nele, pacientes com disforia de gênero são tratados seguindo as orientações da World Professional Association for Transgender Health (WPATH), adaptadas à realidade sociocultural brasileira. O Amtigos promove triagens multidisciplinares, atendimento médico psiquiátrico e psicoterapia para pacientes adultos e, mais recentemente, para adolescentes e crianças trazidos por familiares que buscam orientação e tratamento. Nossa proposta consiste em uma abordagem transdisciplinar com base em nossa experiência, para que seja provida adequada assistência psicológica, psiquiátrica e acompanhamento psicoterápico a esses pacientes. Não se trata de tutoria, mas sim de um desenvolvimento conjunto de responsabilidades por todo o processo.

Palavras-chave : transexuais; psicoterapia; transdisciplinaridade; assistência; psiquiatria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License