SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4A problemática da sexualidade infantil, segundo D. W. Winnicott: desfazendo mal-entendidosAs neossexualidades e a discussão do modelo binário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

COIMBRA, Regina Elisabeth Lordello. O caminho do arco-íris: a esperança perdida. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.4, pp. 97-103. ISSN 0486-641X.

Na prática da psicanálise de crianças e adolescentes, o momento da chegada dos pais ao consultório do psicanalista é revelador de emoções muito intensas. Uma das funções mais significativas do papel do psicanalista de crianças é certificar-se da importância de apresentar aos pais as características das condições do desenvolvimento emocional do filho, situação que muitas vezes é desconhecida por eles. Este texto aborda alguns aspectos do encontro analista-Lucas-pais, destacando o papel da função analítica na compreensão dos movimentos emocionais presentes. Os estados emocionais emergentes na avaliação psicanalítica foram considerados a partir da perspectiva da constituição do psiquismo e estados mentais primitivos.

Palavras-chave : psicanálise de crianças; construção do psiquismo e da subjetividade; identidade; identidade sexual e pele psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License