SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4A transexualidade hoje: questões para pensar o corpo e o gênero na psicanáliseOs limites do perdão: Hannah Arendt e Jacques Derrida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MANZI FILHO, Ronaldo. Seria o falo uma questão anatômica ou não? Levando ao extremo certa desconfiança de Butler sobre a teoria lacaniana. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.4, pp. 127-137. ISSN 0486-641X.

É comumente bem aceita a ideia de que o significante falo na teoria lacaniana não tem nenhum resquício anatômico. Assim, se em Freud o complexo de Édipo estava ligado à percepção da ausência e da presença do pênis (ter ou não ter o pênis), Lacan teria literalmente excluído do campo psicanalítico esta dependência anatômica ao pensar a função do falo como independente de qualquer referência empírica (a questão passa a ser a posição do sujeito na dialética entre ser e ter o falo). Entretanto, alguns pensadores, em especial Butler, colocam em questão esta independência do falo da anatomia na teoria psicanalítica lacaniana. Este texto pretende avaliar a crítica da feminista no interior do próprio pensamento de Lacan.

Palavras-chave : pênis; falo; percepção; função; complexo de Édipo feminino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License