SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4H.D., Berggasse 19, 1933: "A mais deliciosa relação em vers libre" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CHILAND, Colette  e  DOUEK, Sybil Safdie. A construção da identidade de gênero na adolescência. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.4, pp. 175-185. ISSN 0486-641X.

Após algumas observações referentes à terminologia (sexo, gênero, identidade), será feita uma breve retomada da construção da identidade de gênero até a adolescência. A passagem de certa androginia da infância à plenitude da identidade sexuada se faz, às vezes, com algumas dificuldades banais; é também o momento em que o acesso possível a uma sexualidade completa e fecunda confirma ou desenvolve a orientação sexual. Sem qualquer distúrbio do desenvolvimento do sexo, alguns adolescentes (transexuais) recusam seu sexo de atribuição, que é seu sexo biológico, e solicitam uma transformação hormônio-cirúrgica. Alguns adolescentes apresentam um problema de identidade de gênero, relacionado a seu distúrbio do desenvolvimento do sexo. No seio de nossa cultura, desenvolveu-se um movimento "transgênero" que põe em questão o gênero e chega a recusar qualquer distinção de sexo, colocando assim problemas que não são mais médicos, mas sociais.

Palavras-chave : identidade; gênero; sexo; transexualismo; transgênero; intersexo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License