SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1O ofício de analista e sua caixa de ferramentas: a interpretação revisitadaPsicanálise na Era da Desorientação: do retorno do oprimido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ROUSSILLON, René. Para introduzir o trabalho sobre a simbolização primária.Traduzido porClaudia Berliner. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.1, pp. 33-46. ISSN 0486-641X.

No século XXI, o problema da psicanálise é a extensão do nível de competência clínica da escuta psicanalítica e suas implicações na complexidade de nossos modelos. Para avançar nessa questão, apoiar-me-ei na análise de um paciente que já passara por muitas análises. Embora a psicanálise tenha sempre os mesmos fundamentos, baseados na transferência e na escuta das associações, os modelos desses processos têm de se tornar mais complexos e extensos. A ampliação da competência da escuta psicanalítica para os sofrimentos narcísicos, que têm um forte impacto sobre a identidade, exige o refinamento de novas ferramentas, que passam por uma compreensão mais profunda da primeiríssima infância, em particular das formas primárias de simbolização, e pela dilatação do contexto de referência da escuta, baseado não só na vida pulsional, mas também nas respostas de objetos significativos a movimentos pulsionais. Por fim, essas questões conduzem a uma possível ampliação do enquadre analítico vinculada ao tipo específico de associatividade dos analisandos.

Palavras-chave : simbolização primária; simbolização secundária; significantes formais; roteirização; função simbolizante do objeto primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License