SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Psicanálise na Era da Desorientação: do retorno do oprimidoRecuperando aparelho psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LEMMA, Alessandra. A psicanálise em tempos de tecnocultura: algumas reflexões sobre o destino do corpo no espaço virtual.Traduzido porAlexandre Roberto de Carvalho. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.1, pp. 67-84. ISSN 0486-641X.

Neste trabalho, a autora oferece uma visão geral de alguns desafios que os psicanalistas encontram em tempos de tecnocultura. Sustenta mais especificamente que, em nosso trabalho clínico, podemos observar como os avanços tecnológicos e os valores predominantes da cultura contemporânea tornam possíveis e aceitáveis a alteração e ampliação do corpo e suas funções na realidade e no espaço virtual. Isso pode contribuir para um split entre o corpo e o self, levando a uma versão século XXI muito particular da subjetividade incorporada, que estimula uma negligência em relação ao significado inconsciente do corpo. Os problemas surgem quando, de um ponto de vista psicológico, não estamos mais pensando o virtual como sendo uma ampliação do assim chamado real, e sim como sendo uma alternativa ao real. Contudo, a autora também discute um caso clínico que ilustra como a utilização do ciberespaço pode promover o “desenvolvimento” psíquico e como pode ser usado para evitar a experiência (psíquica). Isso tem implicações técnicas em termos de como abordamos em nossas interpretações o uso que o paciente faz das novas tecnologias para atender às prerrogativas do mundo interno em relação ao contexto externo contemporâneo.

Palavras-chave : corpo; embodiment; ciberespaço; sexualidade; tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License