SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1A psicanálise em tempos de tecnocultura: algumas reflexões sobre o destino do corpo no espaço virtualNosso ofício vital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

JUNIOR, Altamirando Matos de Andrade. Recuperando aparelho psíquico. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.1, pp. 85-98. ISSN 0486-641X.

A partir da análise de um paciente psicótico, o autor busca discutir a construção de um aparelho mental capaz de simbolizar, pensar e se relacionar com os objetos. Questões técnicas que apoiam as ideias desenvolvidas pelo autor são consideradas. Também são abordadas as ideias de Bion sobre a função alfa, bem como sobre reverie e desenvolvimento do pensar. Alguns autores pós-bionianos que também escreveram sobre a capacidade de pensar pensamentos e criar símbolos foram considerados e discutidos pelo autor. A recuperação de experiências passadas através da construção de um aparelho psíquico permitiu ao paciente ter acesso ao pensamento simbólico. O relacionamento transferencial e contratransferencial é discutido para que se possa compreender o desenvolvimento das ideias apresentadas e a evolução do processo analítico.

Palavras-chave : pensamento; aparelho psíquico; transferência; contratransferência; simbolismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License