SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Skype análiseParcerias psicanalíticas com a tecnologia do víde(o)lhar no trabalho clínico: focando as relações em tempos de selfie índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LISONDO, Alicia Beatriz Dorado de. Psicanálise a distância. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.1, pp. 136-150. ISSN 0486-641X.

A autora questiona o uso das novas tecnologias no tratamento de pacientes de forma habitual. Aceita seu uso em situações agudas e excepcionais. Fundamenta metapsicologicamente as dificuldades para mergulhar nos Estados Mentais Primitivos, que se expressam na linguagem pré-verbal, não verbal, às vezes inacessíveis à palavra simbólica. A associação livre nasce do modelo neurótico de Freud. Na contemporaneidade, o paciente não neurótico exige uma relação inédita, íntima e presencial, na qual as manifestações sensoriais possam ser sonhadas, intuídas, compreendidas e transformadas pelo analista. A autora se opõe ao uso destas tecnologias na análise de futuros analistas. Vinhetas clínicas ilustram o trabalho.

Palavras-chave : psicanálise a distância; Estados Mentais Primitivos; formação analítica; psicanálise contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License