SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Psicanálise a distânciaOi. Q horas mesmo ficou nossa sessão? TKS. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ALMEIDA, Mariângela Mendes de. Parcerias psicanalíticas com a tecnologia do víde(o)lhar no trabalho clínico: focando as relações em tempos de selfie. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.1, pp. 151-164. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, após tecer considerações iniciais sobre tecnologia e contemporaneidade e traçar um panorama do contato pessoal com o recurso da filmagem iluminando a relação pais-criança, a autora apresenta reflexões clínicas sobre o víde(o)lhar em sua utilização terapêutica, informada pela abordagem psicanalítica no trabalho vincular. Enfatiza a potencialidade do vídeo para aprofundar o olhar sobre a microscopia relacional, expandindo a função psicanalítica em situações de ensino, pesquisa e no contato clínico direto com pais e crianças.

Palavras-chave : psicanálise; tecnologia; função terapêutica dos recursos do vídeo; relações pais-crianças; clínica psicanalítica na contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License