SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1A escrita, o relato clínico e suas implicações éticas na cultura informatizadaIntersubjetividade ou inter-relação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PAIM FILHO, Ignácio Alves. O ser contemporâneo: entre o pensamento religioso e o científico (por um reinvestimento do processo sublimatório). Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.1, pp. 193-206. ISSN 0486-641X.

Este trabalho visa exercitar uma reflexão sobre o “ser contemporâneo”, tomando por objeto de estudo os estágios animista, religioso e científico enquanto sistema de pensamento, proposto por Freud em seu trabalho Totem e tabu. A partir deles, o autor faz um breve percurso pelo pensamento freudiano, com a expectativa de articular os desdobramentos dessas ideias embrionárias. Parte do pressuposto de que estamos vivendo um tempo marcado por um revigorar do sistema de pensamento religioso, acompanhado de uma degradação do sistema de pensamento científico. Diante disso, propõe a importância de um reinvestimento das bases sublimatórias do pensamento científico, vendo nessa interação a possibilidade da reconstrução de um sistema de pensamento que rompa com a ideia de criar Weltanschauung.

Palavras-chave : sublimação; pensamento; narcisismo; Weltanschauung.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License