SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Formas abjetas na clínica e na arte contemporânea: a questão da sua recepçãoO "estranho encontro" entre o fantasma de Wilfred Bion e a alma de Wilfred Owen índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MONDRZAK, Viviane Sprinz. O Homem dos Lobos: sonhos e pesadelos. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.2, pp. 37-48. ISSN 0486-641X.

Neste trabalho, a partir da leitura de várias vozes sobre o Homem dos Lobos, procurei localizar o que para mim soava como um sonho e o que me parecia da ordem do pesadelo, para Freud, para Sergei Pankejeff e, principalmente, para os psicanalistas no contato com a obra de Freud. Neste último caso, pensar o quanto a idealização de Freud tem nos dificultado, assim como possivelmente dificultou para o Homem dos Lobos, seguir sonhando o impacto que o contato com sua genialidade provoca. E questionar o quão flexível tem sido o continente oferecido pelo grupo psicanalítico (um determinado imaginário que varia de lugar para lugar e que se espera que varie com a passagem do tempo) para propiciar que cada analista se aproxime da escrita freudiana com liberdade criativa, possibilitando um conhecimento enativo, que se constrói a cada momento através da experiência. Quanto mais afastados deste ideal, mais próximos de pesadelos.

Palavras-chave : sonho; pesadelo; Homem dos Lobos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License