SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2O "estranho encontro" entre o fantasma de Wilfred Bion e a alma de Wilfred OwenSonho, ato, pesadelo: o representável e o irrepresentável - laços e transformações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

VIEIRA, Carlos de Almeida. Psicanálise e literatura: sobre o pesadelo. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.2, pp. 63-72. ISSN 0486-641X.

O autor faz um link entre literatura e psicanálise, inspirado em um ensaio de J.L. Borges sobre o pesadelo. Destaca nuances e as coloca lado a lado de questões contidas em obras de Sigmund Freud e de outros autores. Com isso, utiliza a observação dos escritores e poetas como subsídio à psicanálise no sentido da apreensão da realidade psíquica e da descrição fenomenológica do estado de pesadelo, o sonho de angústia. A intenção é também enriquecer o conhecimento dos estados da alma humana apresentado por escritores e poetas e, dessa maneira, atentar para a importância do vértice artístico como mais uma forma de observação no trabalho analítico.

Keywords : pesadelo; sonhos de angústia; labirintos; espelhos; máscaras; observação fenomenológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License