SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Angst (anguish) in the work of Freud and LacanEnsaio sobre a melancolia: suas origens, sua dialética, seus caminhos tortuosos e seu destino inelutável author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

VILLELA, Jéssica de Sousa  and  SOUZA, Audrey Setton Lopes de. O uso de histórias na clínica psicanalítica: uma experiência em oficina terapêutica com crianças em grave sofrimento psíquicoThe use of stories in psychoanalytic practice: experiencing a therapeutic workshop with children in severe psychological distressEl uso de historias en la clínica psicoanalítica: una experiencia en taller terapéutico con niños que sufren grave angustia psíquica. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.2, pp. 89-104. ISSN 0486-641X.

Este trabalho tem como objetivo estudar o uso de histórias na clínica psicanalítica com crianças em grave sofrimento psíquico. O tema surgiu a partir da própria experiência clínica, numa oficina terapêutica de história que era parte do dispositivo clínico Giramundo, da Clínica Psicológica da PUC-SP. Destacamos a importância de considerar a psicanálise como ferramenta de trabalho nos enquadres clínicos diferenciados, ou seja, a extensão da psicanálise para além do seu enquadre tradicional. O estudo foi realizado por uma leitura das situações e cenas vividas no encontro clínico e resgatadas de um registro textual, o Livro da oficina de história. De forma geral, notamos que o registro marca dois momentos principais: no primeiro o registro era uma narrativa do que acontecia na Oficina, enquanto no segundo momento as crianças tiveram um papel mais ativo na construção das narrativas, inventando histórias e experimentando o mundo do faz de conta. A experiência de vivenciar um eu-descrito possibilitou o surgimento de um eu-narrador - momento no qual as crianças eram, ao mesmo tempo, personagens e criadoras de personagens, e, de alguma forma, começaram a brincar de fazer histórias.

Keywords : clínica psicanalítica; oficina terapêutica; sofrimento psíquico na infância; histórias; brincar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License